Pouco mais de um ano após as primeiras medidas de distanciamento social serem adotadas, é possível perceber que a "experiência do cliente" se tornou uma prioridade para o mercado. Com a necessidade de migrar as operações físicas para  aplicativos de delivery, e-commerces ou outras experiências no digital, cada vez mais empresas têm estruturado times focados em 'CX' e buscado compreender melhor os seus clientes a fim de se destacar frente à concorrência. Nessa perspectiva, a SoluCX, empresa de pesquisa de satisfação e NPS, impulsionou seus produtos e serviços e alcançou a marca de 20 milhões de pesquisas de satisfação em um ano.

A empresa, que nasceu há quatro anos em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo, conta hoje com mais de 70 clientes, atuando em 130 marcas ao redor do Brasil, nas verticais de varejo, saúde, financeiro, automotivo e telecom. No último ano, mesmo com as incertezas econômicas, o negócio cresceu 120% em operação,  fazendo o número de colaboradores mais do que dobrar.

Para Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX, esses resultados não se resumem apenas à popularização do conceito de "era do cliente" durante a pandemia, mas a uma tendência que já vinha ganhando espaço em diversos segmentos. "Nós nascemos em 2017 e, desde então, buscamos mostrar aos nossos clientes e parceiros o quanto a fidelização do cliente pode impactar o sucesso de uma marca. Entendemos que a emergência em migrar todos os processos para o online agilizou ainda mais esse processo, mas já observamos há alguns anos que o cliente não está mais buscando apenas o produto, ele precisa entender se faz sentido se relacionar com o propósito da marca", explica Serrano.

Líder no segmento de varejo, com clientes como Magalu, Petz, Makro, Alpargatas, Ri Happy, Casas Bahia, Ponto Frio e Netshoes, a SoluCX oferece um software de gestão da experiência do cliente que, por meio de pesquisas de satisfação transacionais, ajuda negócios de diversos segmentos a identificar necessidades de melhoria em seus processos e produtos. A solução entrega pesquisas rápidas aos respondentes, utilizando as principais metodologias de satisfação, como NPS, CSAT e CES.

Para 2021, a SoluCX pretende crescer 170% em relação ao aumento identificado no ano anterior, apostando em novas formas de conectar o mercado com soluções reais e inovadoras. "Nossos maiores diferenciais são o alto engajamento, uma plataforma white label totalmente personalizável, multicanal, relatórios em tempo real, opções de "Likes&Dislikes" nas características de atendimento, Machine Learning nos comentários e dashboards para monitoramento de indicadores. Toda essa estrutura permite que o empreendedor conheça todo o seu processo de relacionamento com o cliente e identifique pontos de melhoria, gerando vantagens competitivas frente aos concorrentes e maior proximidade com as dores dos seus consumidores", comenta Serrano.

Recentemente, a empresa lançou um novo produto que permite monitorar a satisfação da marca e seus principais concorrentes em tempo real, acessando, de forma intuitiva e sem burocracia, integrações de uma base de milhares de respondentes em todos os estados brasileiros. Por meio do “NPS Benchmark”, a SoluCX pretende padronizar a medição de NPS dos segmentos, tornando mais transparente para o cliente os motivos pelos quais uma empresa possui, ou não, uma boa reputação.

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