De acordo com o Gartner,  60% das grandes empresas irão aplicar Total Experience (TX) para transformar os seus modelos de negócio. O TX é uma estratégia que combina as disciplinas de Experiência do Cliente (CX), Experiência do Colaborador (EX), Experiência do Usuário (UX) e Multiexperiência (MX) e foi eleito  uma das principais tendências de tecnologia para os próximos 5 a 10 anos, segundo o relatório “Principais Tendências de Tecnologia Estratégica para 2022”.

“O Total Experience não é uma ferramenta, mas uma cultura. O objetivo do TX é aumentar a confiança, satisfação, lealdade dos clientes e colaboradores. As organizações aumentarão a receita e o lucro , tornando-se mais adaptáveis e resilientes”, diz Raphael Mello, CEO da LTM, líder no segmento de fidelidade B2B2C, com o maior e mais completo marketplace omnichannel de recompensas do Brasil. “Dessa forma, o negócio entrega uma experiência única ao seu público. Para que a experiência seja homogênea, as empresas devem contar com ferramentas especializadas que conectem toda a organização e permitam controlar os dados de clientes e colaboradores de maneira organizada”, afirma.

No varejo, as empresas estão adotando a Total Experience com o intuito de oferecer vários pontos de contato com a loja e suporte aos funcionários com as ferramentas certas para atender os clientes com mais agilidade. Estão adotando diferentes e flexíveis formas de disponibilizar produtos aos clientes, como compra on-line, retirada na loja e entrega em domicílio.

Segundo estimativa do Gartner, as organizações que fornecem uma experiência total vão superar os seus concorrentes em 25% em métricas de satisfação até 2024, já que o Total Experience garante diversas vantagens nos negócios, como:

•    Rede interligada: A experiência total é uma rede robusta e estruturada para conectar diferentes disciplinas, como experiência do cliente, experiência do usuário, experiência múltipla e experiência do colaborador.
•    Conexão entre clientes e colaboradores: é possível conectar funcionários e clientes por meio de interações. Além de reduzir a distância entre clientes e colaboradores, o TX também é responsável por unir a mentalidade dos dois.
•    Ambiente de trabalho saudável: Ao levar em consideração a experiência do colaborador, o TX promove um ambiente de trabalho mais saudável ,fundamental para melhorar a qualidade dos produtos ou serviços.
•    Satisfação do cliente: A experiência total também considera a experiência do cliente, ajudando na entrega de produtos e serviços com qualidade para satisfazer o cliente.

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