Todo micro e pequeno empreendedor que possui um negócio on-line sabe das dificuldades de achar uma forma que melhore o nível de atendimento aos clientes em suas plataformas, já que, estar conectado, na maioria das vezes, não é o bastante. Visto isso, todos consumidores esperam que o atendimento disponibilize um suporte não apenas de qualidade, que ofereça soluções rápidas e eficientes, mas que também resolva suas necessidades.

De acordo com Thiago Haddad, CEO e fundador da Nuvidio, startup especializada em videoatendimento, o avanço da tecnologia e a utilização de novas ferramentas proporcionaram formas inovadoras de gerenciar o atendimento ao cliente. "São novos métodos focados em otimizar a capacidade de resposta, tornando a experiência mais veloz, humana, real e pessoal, aumentando o nível de conversão", comenta.

Para apoiar as micro, pequenas e médias empresas, Thiago elenca 6 dicas de como elevar esse nível de assistência na internet.

1. Tente oferecer um atendimento proativo e empático
Essa deve ser a principal dica para um bom atendimento on-line. Seja por chat, voz ou videoatendimento é fundamental ter proatividade e empatia. O cliente que procura um suporte, deseja uma solução rápida e de um atendente que esteja disposto a ajudá-lo objetivamente e com boa vontade. Ser preciso e colocar-se no lugar do consumidor é fundamental para fazer do atendimento um ponto forte e, consequentemente, fidelizar o cliente.

2. Tenha foco em acessibilidade
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24% da população brasileira se encaixa em alguma categoria de deficiência, seja ela auditiva, visual, física ou intelectual, correspondendo a cerca de 45 milhões de pessoas. Essa parcela da população não pode ficar sem atendimento só porque as empresas não investiram em acessibilidade, correto?

Por isso, investir e focar no auxílio acessível com o intuito de torná-lo mais abrangente, é indispensável. É preciso entender quem é o seu cliente, adaptar a linguagem para estabelecer uma boa comunicação, investir em uma equipe diversa e oferecer canais que tenham mais acessibilidade.

Um atendimento realizado por videochamada, por exemplo, com um colaborador que saiba linguagem de sinais ou um chat com um software de leitura para deficientes visuais, aumenta a cobertura de atendimento da sua empresa e melhora a experiência on-line desses clientes.

3. Disponibilize um sistema integrado de atendimento
Assim, um suporte que seja iniciado em um canal, seja via telefone, chat ou e-mail, pode prosseguir por outra via sem que o cliente precise reiniciá-lo ou repetir as informações fornecidas anteriormente. Dessa forma, o usuário pode ter uma experiência muito mais completa e eficiente.

4. Invista na videochamada
A videochamada é uma excelente estratégia tanto para vendas, quanto para outros atendimentos on-line, ainda mais para os clientes que gostam de um contato mais olho no olho. Além do acolhimento mais pessoal e cômodo, um chat com vídeo proporciona experiências mais dinâmicas, com comunicação direta e suporte visual com feedback instantâneo.

Essa ferramenta também pode auxiliar o gerenciamento do seu negócio de outras maneiras, pois é possível acessar os dados, contatos e chats das chamadas posteriormente. Uma excelente forma de avaliar, corrigir e até mesmo propor melhorias a qualquer eventual ponto negativo no serviço de assistência prestado pelo seu negócio.

5. Mantenha o equilíbrio entre o atendimento humano e tecnológico
Apesar da tecnologia dos chatbots ser um canal mais dinâmico, eles não conseguem resolver questões complexas, e que só podem ser realizadas por um colaborador de fato. Além disso, há quem prefira o auxílio mais humanizado.

Optar por alternativas que conectem a experiência do cliente virtual e pessoal, como videochats, é uma das melhores opções para quem deseja unir o melhor dos dois universos e oferecer, sempre, a melhor experiência.

6. Estabeleça uma conexão mais afetiva com o cliente
Mais do que apenas atender bem, é preciso estar próximo do cliente, criando uma conexão mais emocional. A prática de atendimento mais humano é uma tendência que só tende a se intensificar nos próximos anos. Hoje o consumidor utiliza diversas mídias e canais para buscar um produto ou serviço, pensando nisso, por que não utilizar novas estratégias para o seu atendimento on-line?

Apesar dos desafios, a internet é um local que oferece diversas oportunidades para melhorar e agilizar o seu atendimento, levando a melhor experiência para os seus clientes.

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