Ao adquirir um consórcio, o consumidor passa a fazer parte de um Grupo Consorcial, ou seja, um grupo com um objetivo em comum: adquirir um bem. Mês a mês, um ou mais membros desse grupo são contemplados para ter direito à carta de crédito para posteriormente adquirir o bem esperado.

Ao deixar de contribuir com as parcelas mensais antes da contemplação, o consumidor deixa de investir e com isso perde o direito de participar das assembleias e, consequentemente, de poder adquirir o seu bem. É nesse momento que o serviço de Sustentação é necessário.

A sustentação é um tipo de serviço oferecido pelas empresas de contact center que instrui o consumidor todas as vantagens de continuar fazendo parte do grupo consorcial. Nessa fase, a empresa esclarece dúvidas que, muitas vezes, motivam sua desistência. “Esclarecendo todas as dúvidas e mostrando as vantagens do consórcio, muitas vezes este cliente continua fazendo parte do grupo e com isso adquire seu bem de forma mais econômica”, comenta Edemilson Koji Motoda, presidente do Grupo KSL.

O Grupo KSL está no mercado há mais de 20 anos e é especializado no segmento de consórcio. “Além de sanar eventuais dúvidas e entender as dificuldades do consorciado, nós oferecemos à Administradora de Consórcio subsídios para manter o Grupo Consorcial saudável”, pontua Edemilson.

Hoje, 100% dos colaboradores passam por treinamento nesse segmento antes de ingressar na empresa e posteriormente, quando necessário, é aplicado treinamentos de reciclagem sobre o tema.  “Buscamos estar ainda mais próximo dos colaboradores identificando e acompanhando o desenvolvimento do trabalho para que o gestor juntamente com sua equipe possa se desenvolver”, ressalta.

Edemilson ainda pontua que manter um novo cliente pode não ser mais fácil que conquistar novos, mas é muito mais rentável para o grupo consorcial, “além de trazer muitos benefícios para o consumidor. Para a Administradora o custo para se vender uma cota é muito maior do que manter o cliente, já para o consumidor é importante demonstrar as vantagens de continuar investindo, não pagamento juros e ainda aumentando a cada dia a chance de adquirir um bem”, finaliza.