Nos últimos quatro anos a RPA, sigla do inglês Robotic Process Automation, que significa automação robótica de processos, ganhou destaque em diversas empresas por otimizar o tempo e contribuir para a produtividade das equipes. Segundo uma recente pesquisa realizada pelo grupo Acumen, o mercado global de RPA atingirá o valor de 4,1 bilhões de dólares em 2026. O relatório considera uma crescente na procura por soluções automatizadas, envolvendo a integração com inteligência artificial (IA). As pequenas e médias empresas (PMEs) seguem protagonistas nessa busca, já que entendem que, para o seu crescimento, é preciso investir constantemente em software de automação digital para otimizar fluxos.

Para  Murilo Gomes, CEO da MAGIT, empresa especializada em transformação digital que utiliza a tecnologia como ferramenta impulsionadora de processos e resultados, esse é um recurso que pode eliminar, em alguns casos, até 100% da atividade humana. “Por serem tarefas extremamente padronizadas e repetitivas, atuar com um robô que simula um ser humano para dar continuidade na operação em menos tempo permite que os profissionais sejam realocados em tarefas mais estratégicas para a empresa”, explica o executivo.

Os fluxos de trabalho nas PMEs impulsionaram tanto o segmento de RPA que resultou em outro relatório, desenvolvido pelo grupo IMARC. Neste novo estudo, foi constatado que esse mercado chegou a 2,1 bilhões de dólares em 2021 e atingirá 11,4 bilhões de dólares em 2027. “O desenvolvimento da solução de RPA tende a sanar uma ‘dor’ da empresa, portanto, a tecnologia deve ser aplicada a fim de melhorar procedimentos operacionais e ter resultados expressivos em um espaço de tempo bem mais curto”, ressalta Gomes.

Atualmente, o mercado oferece soluções com excelente custo-benefício, já que estudam caso a caso e trabalham com recursos personalizados para a realidade e necessidade de cada empresa. “É preciso pensar junto ao cliente e desenvolver uma jornada que todos tenham sucesso. Por sua facilidade de implantação e rapidez na criação e disponibilização de um robô, a RPA se mostra uma solução muito desejada no dia a dia das PMEs, tanto para a otimização de processos quanto na geração de mais produtividade entre todos os envolvidos”, finaliza.

Pode te interessar[Tecnologias RPA e RPD tornam a jornada do cliente mais eficiente

Seis razões para iniciar um programa de automação na nuvem

Relatório mostra que investir no engajamento digital do cliente aumenta a receita