Após quase um ano de isolamento social, 23,7% das empresas participantes da pesquisa “índice CESAR de Transformação Digital” concordam que a transformação digital se tornou prioridade máxima no planejamento estratégico. Mas o que é de fato Transformação Digital? O especialista na área, Heitor Roriz –Mestre em Tecnologia da Informação pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha- explica que não se trata apenas de digitalização e tecnologia, vai muito além.

“A Transformação Digital está relacionada a um conjunto de conceitos abrangente, que dizem respeito a cinco pilares: cliente, competição, dados, inovação e valor, como diz David L. Rogers em seu livro Digital Transformation Playbook. E para realizar a transformação nessas pontas, são necessárias duas mudanças cruciais: no pensar e em como agir, ou seja, na governança e no mindset”, ressalta Roriz, que também é CEO da Massimus, uma das principais referências brasileiras quando se trata de Scrum e Agile.

Na verdade, a necessidade de digitalizar-se no mundo corporativo foi acelerada em pelo menos 10 anos com chegada da pandemia. “Isso também aconteceu na Massimus. Muitas vezes me perguntam se eu sempre fui favorável aos treinamentos online. E, sendo muito honesto, não. Ainda acho que não é a mesma coisa. Mas fomos pegos de surpresa e o virtual deixou de ser opcional, passou a ser obrigatório”, ressalta Roriz. Ele acrescenta que “as ferramentas disponíveis no mercado estão sensacionais, há muitas que despontaram, proporcionado acesso gratuito à informação”.

O CEO destaca não existe mais essa separação entre área de TI e gestão de negócios, por exemplo. A tecnologia tornou-se uma ferramenta, uma linguagem que todos precisam dominar. “Tem menos a ver com tecnologia da informação e está diretamente ligada à cultura e estrutura organizacional”, complementa Roriz.

Além disso, Transformação Digital não é algo novo no meio corporativo, sempre demandou mudanças profundas nas organizações. “A gente vem falando em Transformação Digital há mais de vinte anos. E ao longo do tempo, surgiram muitas tecnologias de digitalização de processos, de produtos, por exemplo, que foram construindo essa base para a Transformação Digital”, finaliza o especialista da Massimus.

Pode te interessar

Cinco lições da pandemia para a transformação digital do atendimento ao consumidor

Os próximos passos da transformação digital e IoT no Brasil

Como a transformação digital pode ajudar as empresas a atrair clientes?