Desde seu lançamento, o WhatsApp Business se tornou o novo canal de comunicação por meio do qual grandes empresas podem se comunicar com mais de 1,6 bilhões de usuários do aplicativo em 180 países.

Hoje, mais de 5 milhões de empresas já utilizam o aplicativo WhatsApp Business para se comunicar com seus clientes e, no México, foi confirmado que essa tecnologia aumentou as vendas de seus usuários corporativos em 57%.

A Aivo, uma empresa especializada em tecnologia de IA conversacional para atendimento ao cliente, decidiu conectar seu bot conversacional com inteligência artificial ao WhatsApp para automatizar o atendimento e a experiência dos clientes. Seu objetivo é reduzir o tempo de espera, tornar as comunicações mais fluidas e permitir que empresas de qualquer porte forneçam atendimento ao cliente 24h por esse canal.

A Movistar Argentina, Falabella e Banco Bolivariano, entre outras, já começaram a prestar atendimento via WhatsApp com a ajuda da Aivo. Com o chatbot, as empresas podem responder de forma automática e interativa a qualquer mensagem dos clientes, seja para dar informações sobre produtos ou serviços, prestar atendimento ao cliente ou até mesmo fechar vendas.

O bot pode receber mensagens de texto e áudios. Ele entende linguagem cotidiana, erros de digitação e regionalismos, entende a intenção por trás das perguntas e responde na mesma hora, incluindo emojis, carrosséis e imagens, fazendo com que a comunicação entre a empresa e o cliente seja muito mais rápida, fácil e fluida.

Ao utilizar a IA, o chatbot aprende constantemente e, hoje, é capaz de resolver 79% das consultas dos clientes por esse canal. Caso uma pergunta seja muito complexa, ou mediante solicitação do usuário, o atendimento pode ser transferido para um agente humano. Ainda assim, a tecnologia da Aivo segue auxiliando. Ela fornece ao agente sugestões de respostas personalizadas e informações históricas daquele cliente.

"Segundo a eMarketer, o Brasil, a Argentina e o México estão entre os dez principais países com maior uso e penetração do Whatsapp no mundo. Esta ferramenta se transformou em um canal fundamental para as empresas da América Latina, sendo um elo fundamental na estratégia de atendimento ao cliente. As tendências globais da CX sugerem que as empresas devem estar onde estão seus clientes. E o WhatsApp permite exatamente isso: fazer com que falar com uma marca seja tão fácil quanto falar com amigos ou familiares. No entanto, manter o nível de atenção e personalização necessários para proporcionar um atendimento superior é algo praticamente impossível quando se tem muitos clientes. Com a nossa IA, esse sonho se torna realidade", comentou Martín Frascaroli, CEO da Aivo, em relação a essa tendência.

Hoje, algumas empresas que já usam o chatbot conversacional da Aivo para WhatsApp são: Movistar, Banco Comafi, Falabella e Experta, na Argentina; TCC, no Uruguai; General Motors e Banco Bolivariano no Equador; e LYX, no Brasil. O serviço está disponível em vários idiomas e 35% de sua base de clientes já está integrando ou pretende integrar o canal.

"Com a transformação digital e seu impacto na forma como nos relacionamos, o que temos hoje é um consumidor exigente que busca otimizar seu tempo e interagir da maneira que prefere. Nossa aliança com a Aivo nos dá a possibilidade de capitalizar usando uma plataforma como o WhatsApp, que faz parte da vida cotidiana das pessoas e é o principal meio de comunicação instantânea por excelência. Assim, podemos oferecer uma forma segura para que os clientes falem conosco onde, quando e como quiserem, sem precisar vir até o banco. A adoção do canal foi muito surpreendente, chegando a mais de 250 mil consultas em menos de dois meses", contou Kyra Arcia Marcano, gerente de inovação e marketing do Banco Bolivariano.

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