Para aproximar os colaboradores na quarentena e oferecer a eles as condições necessárias para um home office de qualidade, a Zenvia, plataforma de comunicação que simplifica a relação entre empresas e consumidores, mobilizou uma equipe de 24 fornecedores, cerca de dez motoboys e mais de 70 pessoas em 29 cidades do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Tudo isso, para realizar duas ações com grande impacto no bem-estar da equipe: o envio das cadeiras de escritório e a remessa de kits para o Boteco Virtual Zenvia.

Com a consolidação da pandemia do novo coronavírus, a empresa liberou todos os colaboradores para o home office. Mas, antes, se estruturou para oferecer onboarding virtual para o trabalho em casa, kit de boas vindas e envio das cadeiras do escritório aos funcionários. Para isso, enviou formulário por e-mail sobre o interesse em receber as cadeiras, com confirmação dos endereços. 77 pessoas responderam positivamente e, então, começou toda a logística para que as cadeiras chegassem rápido.

"Tomamos o cuidado de identificar as cadeiras de todos os colaboradores que fizeram o pedido e de contratar três empresas de logística para entrega nas cidades de Porto Alegre, Dois Irmãos, Canoas, Sapucaia, São Leopoldo, Alvorada, Montenegro, Charqueadas, Taquara, Viamão, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Tubarão e São Paulo. Acreditamos que, dessa forma, pudemos tornar o trabalho em casa mais prazeroso, reforçando o nosso jeito Zenvia", diz Katiuscia Teixeira, head de Gestão de Pessoa na Zenvia.

Já para o envio dos kits para o Boteco Zenvia - reunião trimestral de apresentação de resultados, que teve até show da jovem aprendiz do time de Gestão de Pessoas, Thaise Salles -, foi necessária uma estrutura ainda maior. Dessa vez, foram envolvidas 61 pessoas, 21 fornecedores e mais de dez motoboys para que os kits com salgadinhos e cerveja chegassem aos 220 colaboradores e a três conselheiros, em 27 municípios, com diferença mínima de horário.

"Todos receberam o kit e o convite para o Boteco Virtual. Até mesmo os que estavam de férias, para os quais gravamos o conteúdo. Também tomamos o cuidado de preparar kits específicos, para os vegetarianos, por exemplo, que representaram mais de 80% do total. E a apresentação da Thaise encerrou o Boteco com a descontração e a união necessária ao momento. Ela já havia cantado em nossa festa de final de ano e arrasou! Sabemos que ela tem o sonho de cantar profissionalmente e incentivamos", conta Katiuscia.

Mas as ações da Zenvia para auxiliar seus colaboradores durante a quarentena não param por aí. A empresa permitiu transformar o valor do vale-transporte e do vale-combustível em auxílio financeiro para as despesas da casa, cancelou as férias de quem solicitou, promove bate-papos sobre ansiedade e saúde mental, além de manter a proximidade do CEO, Cassio Bobsin, com os cerca de 250 colaboradores por meio de reuniões virtuais e do próprio Boteco Zenvia. Também, envia SMS e e-mail de acolhimento, apoio e positividade, por meio do time de Gestão de Pessoas, oferece aula de yoga virtual duas vezes por semana e manteve as promoções, reconhecimentos e contrações, além de ter aderido ao movimento #naodemita, dando ainda mais segurança ao time.

"Esse é o nosso compromisso. Na Zenvia valorizamos cada colaborador como uma pessoa única. Então, nada mais natural do que apoiá-los, de todas as formas que podemos, também durante a pandemia", finaliza a head de Gestão de Pessoas da Zenvia.

Pode te interessar

Empresas precisam ser engajadas coletivamente

Liderando equipes em épocas de home office e pandemia

Tecnologia e ações humanizadas são estratégias em tempos de trabalho remoto