O processo estruturado para incentivar a geração de ideias inovadoras dentro da Algar Telecom já é uma realidade desde 2001. No ano passado, porém, a plataforma interna de ideias evoluiu e ganhou força, com um novo formato inspirado no Shark Tank, game show em que empreendedores apresentam seu negócio a investidores, os chamados "tubarões". Com a reformulação, o processo ficou mais dinâmico e o índice de aprovação das ideias aumentou.

A maior mudança foi no formato escolhido para os associados – como são chamados os colaboradores da companhia – apresentarem a sua ideia: o elevator pitch, que consiste em um discurso de venda que poderia ser apresentado a um investidor no curtíssimo trajeto de uso do equipamento. Assim, em um vídeo de duração máxima de um minuto, o profissional deve mostrar o problema a ser resolvido, sua solução proposta e a expectativa de ganho da sua ideia de inovação. A gravação deve ser compartilhada na rede social interna da empresa – o Workplace.

A divulgação do vídeo no canal de comunicação interna visa fortalecer colaboração e promover o engajamento. A ideia é que os comentários de outros profissionais sobre a ideia possam ser úteis para aprimorar sua aplicação, em um brainstorming coletivo, por meio de uma plataforma digital.

Seleção
As ideias submetidas são avaliadas pelos "tubarões" da Algar Telecom, que se reúnem a cada 15 dias. Os sete profissionais que compõem a comissão são de diferentes áreas da empresa, desde o marketing até a engenharia. O grupo multidisciplinar avalia o potencial das ideias inovadoras. O foco são soluções que promovam melhorias e efetivo ganho de qualidade ou produtividade na companhia.

Além da aprovação, os "tubarões" são responsáveis por classificar em qual pilar a ideia será enquadrada: Protótipo, Programa de Gestão de Processos (PGP), Talentos Humanos ou Transformação Digital. Após essas duas etapas preliminares, é iniciada a execução e todo o processo é conduzido pelo autor da ideia, com o apoio da equipe do Brain.

O associado se torna o empreendedor da solução que sugeriu e é responsável por vender a sua ideia, recrutar colegas para a execução e cumprir o que foi apresentado no pitch. Ao final, após a validação dos resultados, os profissionais envolvidos na implantação da ideia recebem prêmios em dinheiro como reconhecimento.

Outras notícias

Algar Telecom estabelece chaves de relacionamento para aprimorar o atendimento ao cliente

"Servir faz bem" deu o tom à ação de fim de ano da Algar

NICE aperfeiçoa os serviços de back office da Algar Tech