Os clientes do CrediNissan e Banco Renault passam a contar com um serviço exclusivo capaz de responder às suas principais dúvidas e que possibilita a realização de um autoatendimento referente a diversos assuntos. O Banco RCI Brasil, braço financeiro das montadoras Nissan e Renault, contratou a Nama, líder de conversas automatizadas no Brasil, mantendo os casos de negócios mais impactantes em Customer Experience, para desenvolver um chatbot inteligente para cada uma das marcas.

O Banco RCI Brasil automatizou o canal Fale Conosco tanto dos produtos CrediNissan, como do Banco Renault, e para isso, cada chatbot foi construído de modo personalizado, com atuação independente, além de garantir maior integração com o WebService que dá acesso a serviços transacionais, como 2º via de boleto, por exemplo. A automatização será feita para assegurar a rapidez das respostas, mas sem excluir o atendimento humano, que continua sendo oferecido aos casos que requerem essa interação. No entanto, com o objetivo de deixar os clientes mais confortáveis com o novo atendimento, os personagens foram criados com a personalidade de cada marca: a Rita atenderá os clientes do Banco Renault e a Nina, estará disponível para atendimento aos clientes da CrediNissan.

De acordo com Elizandra Costa, diretora de Clientes do Banco Renault e CrediNissan, os clientes têm acompanhado a evolução digital e faz parte da visão da empresa proporcionar a eles a experiência que mais os agrada. "Assim a Rita e a Nina chegam para atender os clientes que querem uma interação ágil, 24 horas por dia e através de um "chat" para responder suas questões e prestar serviços. Já para os clientes que preferem uma comunicação tradicional todos nossos canais continuam à disposição", conclui.

Para Rodrigo Scotti, CEO da Nama, a tecnologia tem conquistado patamares cada vez mais próximos da realidade. "Temos orgulho de conseguirmos construir chatbots com capacidade de entender de forma natural o que o usuário está dizendo, e, o mais interessante, avançar tanto usando uma tecnologia desenvolvida exclusivamente por nós, 100% nacional". A Nama conta com um sistema próprio de Processamento de Linguagem Natural (NLP) e aprendizado de máquina para robôs que é capaz de alcançar até 94% de conversão no atendimento.

Para os clientes CrediNissan e Banco Renault, este serviço exclusivo ficará disponível apenas para aqueles que já são cadastrados e possuam login de acesso no portal do banco. O software possibilitará aos consumidores fazer elogios e reclamações; como solicitar 2° via de boleto; baixa de gravame; cheque devolvido; carta de saída do país; cálculos referentes a descontos de antecipação ou quitação; demonstrativo de evolução de dívida; transferência do financiamento; troca do bem financiado; via de contrato; e outras informações.

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