São Paulo, abril de 2017 – Há cerca de cinco anos, a Caedu, varejista de moda com 47 lojas no Estado de São Paulo, estabeleceu parceria com a Zenvia - companhia brasileira que viabiliza a comunicação entre empresas e consumidores por meio de seus dispositivos móveis - para automatizar o processo de recuperação de crédito e sua régua de cobrança por meio do envio de SMS aos clientes. Com uma base inicial de 150 mil envios mensais e ótimos resultados, a parceria foi estendida para a área de Marketing há cerca de dois anos. O resultado é animador: o balanço de 2016 constatou que 2% do faturamento bruto da marca vem do uso do SMS.

“O SMS é hoje a principal ferramenta da Caedu na área de CRM para o relacionamento com o cliente. E tem se tornado, a cada ação, um canal muito forte para a composição dos objetivos da companhia e o alcance das metas”, afirma o analista de CRM da empresa, Bruno Bachur.

Em 2012, quando adotou os serviços da Zenvia, a meta da Caedu era encontrar um canal eficiente e moderno para realizar processos relacionadas ao seu programa de crédito, o Cartão Caedu, o que incluía negociação de dívidas, criação de uma gestão eficaz de pagamentos e status de limite de crédito. Por isso, a solução escolhida foi o SMS Cobrança, que viabiliza um processo automatizado, ágil, seguro, com histórico de negociação e, principalmente, permite uma abordagem do assunto sem constranger o cliente. “Desde 2016, quando implantamos a opção da fatura digital, a preferencia do cliente em receber a informação por SMS é três vezes maior do que por e-mail”, completa Bachur.

Agora, a prioridade é aprimorar a relação com o cliente. Uma das formas de conquistar o objetivo deriva dos bons resultados da implantação na área de cobrança. Trata-se da adoção do SMS para o envio de campanhas promocionais das lojas, ofertas especiais – em datas comemorativas, por exemplo - e mensagens para estreitar o relacionamento, como um Feliz Aniversário. O volume mensal de envios chega a 500 mil, com boa aceitação.

“O uso do SMS Marketing, dentro das estratégias de marketing, tem como objetivo reativar grupos de clientes, fidelizar, resolver problemas com mais agilidade e potencializar períodos de vendas, como Dia das Mães e Natal. O feedback vem das lojas, que recebem clientes satisfeitos com o serviço”, reforça Bachur.

Recentemente, a Caedu inovou em sua estratégia de Marketing também com o apoio do SMS, utilizando a versão multimídia da ferramenta, com dados patrocinados. A tecnologia traz aos clientes uma nova forma de vivenciar o recebimento de SMS comercial, com o envio de links para vídeos, fotos e catálogos sem consumir o pacote de dados de quem recebe a mensagem.

“O volume foi crescendo conforme os bons resultados gerados. No início eram 150 mil SMS por mês. Em 2015 houve um incremento de cerca de 400 mil mensais com a adição dos projetos de marketing. E em dezembro de 2016, com o SMS Multimídia, foram 800 mil envios no total, sendo 50 mil no novo formato. É motivo de muita satisfação poder contribuir de forma tão efetiva com os negócios de nossos clientes”, conta a gerente Comercial da Zenvia, Silvana Razeira.

Diante das conquistas, a Caedu planeja estender ainda mais a parceria com a Zenvia. A ideia é integrar o SMS ao sistema de Business Intelligence (BI) da companhia para criar réguas que ajudem a entender o hábito de compra dos clientes.

Leia mais

Como ter engajamento do seu público alvo através do SMS

Marketing por SMS aquece mercado de PMEs

Comunicação via SMS se transforma em negócio de sucesso