Atender bem o cliente deixou de ser uma opção para as empresas sérias e passou a ser obrigação, já que é muito mais caro trazer esse cliente de volta que conquistar um novo. Então é importante ter em mente algumas estratégias para oferecer a melhor experiência ao seu cliente.

Separamos duas dicas super importantes para conseguir extrair resultados nesse atendimento e uma maneira funcional de mapear as pessoas para obter melhores relacionamentos com o cliente. Antes de ir para as dicas, é preciso entender algumas mudanças que estamos passando hoje em dia.

Como está o cenário atual?
Com o momento econômico atual, é muito comum que investidores e empresas recuem no investimento e em muitas vezes cortem gastos com serviços e recursos humanos. Falando um pouco de dados, a confiança do consumidor caiu 0,6% em maio comparando com abril desse ano, segundo o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas.

Nos tempos de recessão da economia, a desconfiança dos consumidores aumenta, obrigando medidas das empresas para que os clientes não deixem de consumir quando ainda há disposição. A confiança do consumidor recuou 0,6% em maio ante abril, registrando 85,1 pontos, bem abaixo da média histórica de 112,9 pontos, de acordo com Índice de Confiança do Consumidor ( ICC ), medido pela Fundação Getulio Vargas.

São em momentos como esse, que qualquer deslize, ruído na comunicação ou falta de alinhamento com seu cliente pode se tornar um passo à frente para o cancelamento de um contrato ou mesmo uma demissão.

É com esse cenário que listamos algumas dicas e orientações para levar o relacionamento de forma mais saudável e promissora com seu cliente. Deixe claro quais são os resultados que seu cliente terá com o que você está entregando.

Vamos começar essa dica com a seguinte pergunta: será que o cliente vai fazer o que estamos pedindo? Será que ele entendeu o real motivo de pedirmos isso?

Uma das etapas no atendimento mais importantes para ter o engajamento e aderência do cliente no projeto ou em seu contato durante uma negociação é deixar claro para ele que as entregas, sejam relatórios, análises ou orientações, não devem ser tratadas como uma demanda que precisa ser feita. É preciso deixar claro ao cliente que essa entrega irá gerar resultados !

Na prática, sempre que enviar um relatório, análise ou qualquer outra entrega, saiba qual será o resultado proposto com ela.

Por exemplo, se você tem uma análise do estoque para entregar, de certa forma, a informação relevante é: o que temos, o quer precisamos comprar, até quando dura o estoque. Não seria legal já colocar essas informações?

Saber qual é o papel das pessoas
Precisamos fazer um trabalho de mapeamento no cliente (empresa) para saber quais são as pessoas que de alguma forma são importantes no projeto.

De forma bem simplista, existem 3 tipos de cargos ou funções que essas pessoas podem ocupar, podem ser decisores, gestores ou executores.

Executor
Os executores são as pessoas que metem a mão na massa e executam as tarefas. A dica aqui é ter um contato frequente para garantir que as demandas estão sendo aplicadas.

Gestor
Gestores são os profissionais que delegam e orientam a equipe que executa e recebe as direções do decisor. Uma dica é saber sempre se existe alguma mudança estratégica e se existe alguma barreira no projeto, por exemplo, um programa será comprado e toda comunicação será substituída daqui a dois meses.

Decisor
Como o nome já diz, esses são os que de fato tem poder de decisão para cancelar o projeto ou aumentar ele. São quem decidem!
A principal preocupação aqui é em resultados, qualquer variação maior deve ser analisada para ser contornada ou, sendo uma variação positiva, potencializada. Lembre que no geral decisores são diretores ou empresários, não costumam ter muito tempo para reuniões. Seja sempre direto ao ponto, resultado e estratégia.

Com isso em mente, comece a tratar seu cliente da mesma fora que deseja ser tratado quando entrar em contato com o SAC de uma empresa. Isso fará com que a sua experiência seja a melhor possível.

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