Recentemente, as formas para aumentar a produtividade nas clínicas e hospitais têm chamado muito a atenção das empresas, devido a busca continuada de melhorias de processo e economia em tempos de crise. As pessoas não estão mais dispostas a perder uma tarde inteira aguardando para realizar exames, retirar resultados e realizar agendamentos médicos em clínicas de diagnóstico.

A agilidade e qualidade no atendimento dos pacientes são pontos cruciais que podem auxiliar no aumento da popularidade de qualquer clínica ou hospital.
Muitos estabelecimentos utilizam processos antiquados, que tiram a paciência de qualquer paciente. Conversamos com Rafael Scheidt, CTO da Netpacs, empresa catarinense especializada em sistemas para gestão de clínicas, para saber como melhorar os processos dentro desses estabelecimentos.

A primeira impressão é a que fica
Segundo Scheidt, de nada adianta ter os profissionais qualificados se sua recepção não oferecer agilidade no pronto atendimento. A tecnologia é de extrema importância nesse ponto. Quais os processos utilizados? O paciente passa por quantos colaboradores até o atendimento ser finalizado? Você precisa medir cada um desses pontos, afim de otimiz-alos através de relatórios gerenciais. Se a sua clínica for um exemplo em organização, mas seus colaboradores são mal humorados ou antipáticos, isso também não vai funcionar. Treine seus profissionais e ensine-os sobre a importância da inteligência emocional. Utilize da tecnologia para recepcionar o paciente, por exemplo totem de auto-atendimento é uma excelente opção, organizando a fila de espera por ordem de atendimento no sistema e não por ordem de chegada, chame o paciente pelo nome no monitor para evitar gritarias na recepção e acima de tudo, atenda o paciente com qualidade o mais rápido possível.

Número de profissionais proporcional ao de pacientes
Se você tem poucos profissionais, seus clientes terão que esperar. Procure profissionais qualificados e invista para não perder os seus talentos. Lembre-se da primeira dica: seus profissionais precisam ser simpáticos e manter sempre o bom humor. Esse é o diferencial em qualquer negócio. Invista também em tecnologia e equilibre-a com mão de obra humana evitando inchaço no seu quadro de funcionários. Uma boa dica nesse ponto seria a utilização de uma pesquisa de satisfação através de tablets direcionado ao paciente na hora do atendimento, você terá excelentes indicadores para tomada de decisão.

Automatização dos sistemas de atendimento
Muitos dos processos em clínicas e hospitais são ultrapassados, causando erros, atrasos, entre outros problemas. O executivo destaca a importância de possuir uma ferramenta de gestão que ajude a clínica a oferecer um serviço completo e primoroso. Seu cliente quer facilidade e agilidade, e a última coisa que ele gostaria é ter que enfrentar o trânsito de uma grande cidade para retirar um exame para depois levar até o seu médico requisitante.

Scheidt comenta ainda sobre a utilização das soluções netPACS e netRIS, plataformas práticas, intuitivas e seguras, que conectam o paciente, a clínica e o médico requisitante. Sem trânsito, sem deslocamento, sem filas de espera e sem consumo desnecessário de papel. O paciente pode acessar seus exames de casa, e o médico pode acessá-los do seu computador no consultório ou pelo celular de qualquer lugar.

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