Desde que foi criado, em 1956, o termo "Inteligência Artificial" (IA) sempre pareceu mais ficção científica do que realidade aplicável ao nosso dia a dia. O conceito de máquinas capazes de aprender, raciocinar, analisar e tomar decisões - como os seres humanos - inspirou inúmeros filmes e livros ao longo das últimas décadas, mas os avanços tecnológicos do século XXI estão trazendo a Inteligência Artificial para o cotidiano pessoal e também nos negócios.

A evolução da IA e a aplicação na sociedade atual só foi possível com a combinação de três fatores: modelos de dados que pudessem ser classificados, processados e analisados; um grande volume de dados não processados para ajudar as máquinas a aprimorarem seu conhecimento; e o surgimento de computadores potentes e acessíveis para tornar o processamento fácil e rápido. Este cenário, que permite a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial como uma estratégia de negócios até para pequenas empresas, é o que o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC destaca em relatório disponibilizado gratuitamente para empreendedores.

O avanço desta tecnologia ao longo da década impressiona: em 2010, apenas três empresas solicitaram patentes com relação a IA: Microsoft (que dominava amplamente este mercado), Google e IBM. A partir dos anos seguintes, foi a vez de outras grandes corporações entrarem com investimentos pesados em inteligência artificial, como Apple, Amazon e Facebook. Segundo a consultoria Gartner, o aprendizado de máquinas será a tecnologia que o mercado vai começar a adotar mais rapidamente nos próximos anos - a estimativa é que em 2020, 85% dos CIOs (diretores de informação) estarão à frente de projetos de IA. No Brasil, os investimentos em inteligência artificial devem somar US$ 182,5 milhões em 2018 - o país é líder em implementação da ferramenta Watson, da IBM, um dos sistemas cognitivos mais conhecidos de IA, o que mostra uma evolução desta tecnologia por parte do mercado local.

Mas como os pequenos negócios podem utilizar esta tecnologia?
É possível aplicar a Inteligência Artificial em empresas de qualquer porte e área de atuação. Muito provavelmente sua empresa já faça uso de algumas soluções com IA sem ao menos perceber a tecnologia que está por trás delas, como por exemplo:

•    Divulgação e recomendação de produtos: há soluções que identificam o interesse do consumidor em determinado produto e gera ações de marketing que fazem com que o item pesquisado continuem aparecendo em outros sites que o usuário acessa;
•    Recrutamento e seleção: a inteligência artificial permite uma análise aprofundada dos candidatos a determinada vaga, identificando aquele que é mais adequado;
•    Bots para atendimento ao cliente: os bots são robôs que automatizam o atendimento a usuários, seja via texto ou voz. Eles recebem as demandas do consumidor, interpretam e guiam até que seja efetivada uma compra ou solicitação de serviço.

O uso de assistentes virtuais (como os bots) se tornará um uso cada vez mais comum, ao ponto de, nos próximos anos, os consumidores não sintam mais diferença entre interagir  com uma pessoa e uma máquina, em função do aperfeiçoamento dos sistemas na identificação de emoções. A área de saúde também receberá muitos investimentos em inteligência artificial, especialmente para ajudar a identificar diagnósticos e otimizar a medicina preventiva. Nas linhas de montagem, as tarefas executadas exclusivamente por seres humanos tendem a ser cada vez mais compartilhadas com máquinas automatizadas.

Soluções de IA na prática
A empresa brasileira Wedy, por exemplo, utiliza uma assistente virtual chamada Meeka que ajuda os noivos no planejamento do casamento de acordo com o orçamento estipulado. Ela é capaz de pesquisar fornecedores, acompanhar o cronograma, alertar sobre prazos e confirmar a presença dos convidados.

A Talent Miner, por sua vez, nasceu de uma despretensiosa ideia desenvolvida por uma equipe de três engenheiros, uma psicóloga e uma coach, que sentiram a necessidade de criar um modelo de avaliação que auxiliasse as pessoas a identificar o seu perfil comportamental. Após alguns testes - e a validação de bons resultados - transformaram a solução em um novo negócio, dedicado a ajudar empresas e agências de recrutamento a selecionarem os profissionais mais adequados às vagas disponíveis.

Para os empreendedores interessados em saber mais sobre a utilização de inteligência artificial nos negócios, o SIS/Sebrae recomenda:

•    Acesse a página da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA) e mantenha-se informado sobre o tema;
•    Conheça alguns programas de incentivo para estudantes e/ou profissionais que desejam atuar com projetos de inteligência artificial:
o    Inovativa Brasil, programa de aceleração de startups do Brasil;
o    Intel AI Academy, que oferece treinamento prático e workshops;
o    Launchpad Studio, programa da Google de aceleração de desenvolvimento de produtos de Machine Learning e Inteligência Artificial.

•    Confira outros conteúdos produzidos pelo Sebrae, como "Machine Learning vs. Inteligência Artificial" e "Tendências de negócios para ficar de olho em 2018"
•    Conte com o apoio do Sebrae/SC para empreender ou identificar melhorias para o seu negócio. Ligue para 0800 570 0800 ou procure a unidade mais próxima.

Acompanhe também os relatórios de inteligência e demais produtos estratégicos do setor de Economia Digital no portal do Sistema de Inteligência Setorial.

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