Com a proximidade do Dia das Mães, celebrado no próximo dia 08, a Atento comemora mais um período de sucesso do seu Programa Mamãe Nota 10, criado há cinco anos com o intuito de garantir o nascimento de crianças saudáveis, diminuir os riscos durante a gestação e acabar com os preconceitos internos em relação à gravidez.

Desde a sua criação, o Mamãe Nota 10 já atendeu mais de 4,5 mil gestantes, com redução de 41% das internações de recém-nascidos fora de UTIs, sendo 1.728 só em 2015. Atualmente, 784 funcionárias estão em atendimento por meio da iniciativa, que promove uma série de atividades para o acompanhamento de todas as fases da gestão de suas colaboradoras.

“A preocupação com a qualidade de vida dos funcionários é a nossa principal diretriz na gestão de pessoas e, numa empresa como a Atento, em que mais de 70% do quadro de funcionários é composto por mulheres, não podemos deixar de prestar um apoio especial para as grávidas e mamães de primeira viagem”, afirma Majô Martinez, Diretora-Executiva de Recursos Humanos da Atento, companhia que hoje figura entre as maiores empregadoras do Brasil.

O Mamãe Nota Dez
Além dos atendimentos individuais, por meio da intranet corporativa, todas funcionárias recebem informações sobre o projeto e encontram conteúdos especializados sobre a gravidez. No ambulatório, são realizadas as instruções prévias e a gestante é direcionada para o ginecologista-obstetra, vinculado ao plano de saúde da empresa. Também são distribuídos gratuitamente polivitamínicos recomendados, mediante receita médica, e as grávidas recebem, ainda, um kit com fraldas, roupinhas de bebê e bolsa para complementar o enxoval.  Participando do Programa Mamãe Nota 10, as mamães funcionárias ficam isentas da coparticipação mensal do plano de saúde durante o período de gravidez, um incentivo a mais para aderir ao projeto.

Como fonte de conscientização e promoção da qualidade de vida das gestantes, o Programa realiza ainda palestras e cursos sobre métodos contraceptivos, exercícios físicos específicos durante a gestação e dicas de alimentação, entre outros temas. Além disso, informa sobre questões legais pertinentes e quais benefícios são oferecidos pela companhia, como o auxílio-creche para crianças até os três anos de idade e o auxílio para crianças com necessidades especiais.  Para sanar dúvidas, receber sugestões ou mesmo críticas, há um canal específico, por e-mail, para atendimento das participantes.

Leia mais

Mamães do outro lado da linha

Burnout: A síndrome de exaustão no trabalho

Perda de audição atinge com frequência operadores de Call Center